Por que as vitaminas são importantes para o organismo?

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
alimentos nutritivos saindo de uma cápsula de vitamina

As vitaminas são componentes muito importantes para o nosso organismo, e estamos aqui para ajudá-lo a entender a razão para tal.

Pois já é de conhecimento geral que as vitaminas são benéficas e úteis para a nossa saúde, mas e o verdadeiro motivo disso, você sabe? Se a sua resposta for não, não se preocupe, continue essa leitura e aprenda com a gente!

Mas o que é, exatamente, uma vitamina?

Bem, a vitamina é um nutriente crucial para o corpo humano, sendo caracterizada como uma substância orgânica indispensável para a manutenção da saúde.

Possui diversas formas, tipos e especificações, atuando em várias áreas do corpo. Elas podem ser encontradas na alimentação ou em suplementações industrializadas.

Mas o principal ponto que queremos destacar aqui é: algumas vitaminas não são sintetizadas pelo nosso organismo, o que significa que precisamos ingeri-las através de outros meios. Apenas as vitaminas K e D são produzidas em nosso corpo, onde a vitamina D vem através da exposição ao sol e a vitamina K através de bactérias no intestino.

Como resultado dessa ingestão, nosso corpo se torna mais resistente a vírus e bactérias, melhorando nossa imunidade. Em casos de ausência de vitaminas, nosso corpo pode passar por vários problemas, dependendo do nível dessa carência.

A finalidade da vitamina

Como dito acima, a vitamina está diretamente envolvida com os processos mais básicos e essenciais do corpo, como a imunidade, que é responsável por prevenir doenças e manter o bom funcionamento de todo o organismo.

Como consequência disso, ao manter a quantidade de vitaminas corporais dentro da quantia ideal, muitos benefícios surgem, como por exemplo:

  • Auxílio na saúde da pele, unhas e cabelo;
  • Prevenção de anemias;
  • Funcionamento adequado do sistema imunológico;
  • Funcionamento adequado do sistema nervoso;
  • Funcionamento adequado dos músculos.

Apesar de muito importantes, as vitaminas não necessitam de grandes quantidades dentro do organismo para surtir efeito. Mas claro, “pouco” é diferente de “zero”, e a falta total de vitaminas (ou hipovitaminose) podem causar sérios problemas, entre eles:

  • Anemia;
  • Deformação óssea;
  • Problema na coagulação do sangue;
  • Problema na visão.

As categorias da vitamina

Dentro da categoria das vitaminas, elas podem variar de acordo com sua solubilidade, sendo elas lipossolúveis ou hidrossolúveis.

Vitaminas lipossolúveis

São caracterizadas como as vitaminas que são solúveis em gordura. São mais resistentes ao calor, luz e oxidação, além de serem capazes de se acumularem no fígado e tecido adiposo. 

Compreendem as vitaminas A, D, E e K.

Vitaminas hidrossolúveis

São vitaminas solúveis em água. São menos estáveis e não armazenam-se no organismo.

Compreendem as vitaminas B e C.

Conhecendo as vitaminas

Além da categorização de hidrossolúveis e lipossolúveis, as vitaminas apresentam diferenças entre si, tanto em formato quanto objetivo. A, B, C, D, E e K, cada uma com sua própria especificidade dentro do organismo.

Todas, sem exceções, são cruciais para o bom funcionamento do corpo. E iremos explicá-las individualmente para você compreender melhor:

Vitamina A

Uma vitamina encontrada em alimentos de origem animal (ovo, leite, fígado, moela, etc) e em vegetais (cenoura, batata-doce, manga, brócolis, etc). É fundamental para a prevenção de doenças e contribui para um desenvolvimento saudável em crianças.

Sua ausência pode implicar em alguns problemas, como infecções frequentes, aumento da incidência de câncer e doenças cardiovasculares e a aceleração do envelhecimento das células.

Vitamina B

A vitamina B, ao contrário de todas as outras, trata-se de um complexo de 8 vitaminas que a compõem: B, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12, onde cada uma tem sua própria função. No geral, todas são essenciais para funções regulatórias e para o desenvolvimento do sistema nervoso.

Podem ser encontradas em alimentos, como: banana, abacate, espinafre, salmão, cogumelos, amendoim, castanha-do-pará, levedura da cerveja, entre outros.

A ausência dessas vitaminas podem acarretar em cansaço excessivo, irritabilidade, dores de cabeça, problemas na memória, dificuldades para caminhar e outros problemas.

Vitamina C

Possui uma grande significância na sintetização de colágeno, atuando também como um antioxidante. É essencial para a saúde da pele, dentes e ossos, além de gerar mais proteção ao coração.

É encontrada em frutos cítricos, como o tomate, laranja, goiaba, caju, mamão, tangerina, abacaxi, kiwi, acerola e outros.

A falta desta vitamina pode causar uma doença muito comum nos tempos antigos, o escorbuto. Seus sintomas são: sangramento nas gengivas, fraqueza e irritação na pele.

Vitamina D

Essencial para a absorção de cálcio e fósforo dentro do organismo, sendo um agente importante na saúde dos ossos, combate à diabetes, controle da pressão arterial e muitos outros pontos.

Pode ser produzida de forma natural através da luz solar em contato com a pele e também através da alimentação, com peixe, ovos, leite e frutos do mar.

A ausência desta vitamina pode implicar em doenças como a osteoporose e o raquitismo, doenças diretamente relacionadas aos ossos.

Vitamina E

Um nutriente importantíssimo para o corpo humano, agindo contra o envelhecimento das células, melhorando o sistema imunológico e agindo como antioxidante e anti-inflamatório.

Pode ser encontrada em vegetais de folha verde escura e frutas, como: brócolis, espinafre, girassol, banana, manteiga, avelã, nozes, amendoim e amêndoas.

Com a sua deficiência, os sintomas são: doenças neurológicas, perda de massa magra, fraqueza e problemas de visão.

Vitamina K

A vitamina que tem um papel crucial na coagulação do sangue, prevenindo hemorragias e doenças ósseas, além de regular a quantidade de açúcar no sangue e o funcionamento da corrente sanguínea.

As fontes desta vitamina são: leite, ovo, alface, brócolis, cenoura, cebola, pepino e alguns tipos de peixes e queijos.
Sua ausência é algo raro, visto que pode ser encontrada em quase todos os tipos de dietas. Contudo, seus sintomas são: hemorragias e sangue na urina ou fezes.

Conclusão

Como podemos ver, as vitaminas são substâncias complexas, com muitos tipos e funções diferentes. Porém, todas convergem para um só fim: a saúde do nosso organismo.

Queremos te fazer compreender o quanto isso é importante e, ao mesmo tempo, tão comum em nosso dia a dia. 

Porque além de tantos benefícios que mostramos aqui, muitas vitaminas agem, também, em sincronia com o colágeno, auxiliando-o na tarefa de fortalecer a pele, cabelo e unhas do nosso corpo.

Por isso que reforçamos: sempre se alimente de forma saudável e nutritiva, os benefícios são muitos. E, em casos de sintomas, procure um profissional e encontre a dieta e suplementação ideal para o seu próprio organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos