Colágeno hidrolisado: o que é e qual sua importância

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O colágeno do tipo 1, em sua essência, é uma proteína que o organismo produz a fim de promover elasticidade e firmeza da pele a partir do crescimento de novas células. Também atua no fortalecimento dos cabelos e do sistema musculoesquelético, exercendo um papel fundamental nas articulações. Porém, ainda que seja sintetizada internamente em nosso organismo, essa produção começa a ser reduzida com o passar do tempo, o que reforça a ideia de que a suplementação desta proteína é muito importante, à medida que a idade avança.

A partir dessa proteína, então, realiza-se a sua hidrólise, caracterizado pela quebra das cadeias do colágeno, transformando este polímero em peptídeos, através de um processo chamado hidrólise térmica. Em outras palavras, é a proteína do colágeno que é quebrada em vários pequenos pedaços. E o resultado desse processo é o tão famoso colágeno hidrolisado.

Mas afinal, qual o propósito de “dividir” o colágeno em várias partes pequenas? Bem, por incrível que pareça, não há somente um propósito, mas sim vários. Como prova disso, eis alguns dos principais motivos:

  • Facilita a absorção do organismo
  • Facilita a sua inclusão na alimentação
  • Participa da criação de suplementos 
  • Participa da criação de produtos de beleza
  • Previne úlceras gástricas
  • Previne e trata a osteoporose

Como pode-se perceber, a hidrólise do colágeno é um processo que resulta em muitos benefícios, tanto para o nosso organismo quanto para o ramo industrial. No mercado atual, o que torna essa proteína tão importante é a sua grande biocompatibilidade com os tecidos do corpo humano, pois os peptídeos que são derivados desse processo possuem a capacidade de se alterarem de acordo com o que for necessário. Uma matéria-prima essencial para indústrias farmacêuticas, nutracêuticas, biomédicas e cosméticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos