5 Dicas para evitar a perda de colágeno na pele

Você sabe quais hábitos aceleram a perda de colágeno e o que você deve fazer para ajudar a retardar esse processo?

5 Dicas para evitar a perda de colágeno na pele

São vários fatores que podem contribuir na aceleração da perda de colágeno pela pele. Dietas restritivas são um exemplo, assim como não estimular a produção da proteína por meio de produtos dermatológicos.

Apesar de ser um processo natural em nosso corpo e de não haver formas de evitar, há como retardar essa perda de colágeno.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão te auxiliar a manter a saúde de sua pele em dia.

1. Cuide de sua alimentação

Ter uma alimentação consciente e equilibrada é essencial por motivos diversos, inclusive, para retardar o processo de perda de colágeno.

Sabemos que o principal vilão é o açúcar, e quando consumido em excesso, além de promover o aumento de peso, acelera o envelhecimento e favorece a perda de elasticidade na pele. Mas entenda, alguns alimentos também ajudam na formação de colágeno.

Frutas cítricas, aveia, beterraba, tomate, vegetais verde-escuros e os de tom laranja, carnes e ovos são alguns deles.

Então balancear sua dieta pensando nas vitaminas que seu corpo precisa já é um ótimo aliado no seu dia-a-dia.

2. Evite o cigarro

O cigarro, que além de contribuir para uma série de problemas de saúde, também está diretamente ligado na formação de radicais livres, que atingem diretamente as fibras de colágeno (também de elastina) da camada mais profunda da pele e impede a formação de novas.

Isso provoca o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e marcas de expressão.

3. Protetor solar

A radiação solar é um grave problema para a pele, pois destrói as fibras de colágeno. Por isso, é essencial o uso de protetor solar todos os dias (mínimo proteção 30).

Mas não é só isso: é preciso utilizá-lo, inclusive, em dias nublados e em ambientes fechados. Além disso, não esquecer de repor sempre que estiver na piscina ou
praia.

4. Beba muita água

Uma pele não hidratada abre as portas para que os radicais livres ajam sobre o colágeno. Por isso, e por outros benefícios à saúde, é que existe a indicação que se beba, pelo menos, dois litros de água diariamente.

5. Suplementação com peptídeos de colágeno

O colágeno GelcoPEP® é o ingrediente ideal para formulações de misturas proteicas, oferecendo uma composição única de aminoácidos.

É uma proteína fácil de utilizar e pode ser aplicada em diversos produtos, como barras proteicas, sachês, bebidas e suplementos alimentares.

Os peptídeos de colágeno oferecem vários benefícios nutritivos para a saúde da pele, mobilidade e para atletas durante e após exercícios.

Sendo assim, os cuidados vão além de tratamentos dermatológicos, e requerem uma busca por um equilíbrio de vários aspectos do cotidiano, que interferem diretamente na saúde de nosso corpo.