Como o colágeno hidrolisado age no corpo?

O colágeno é a proteína mais abundante em todo o corpo humano, e com o passar do tempo, a produção natural dessa substância começa a diminuir no organismo.

Como o colágeno hidrolisado age no corpo?

Com o objetivo de combater a futura ausência dessa proteína, foram desenvolvidas as suplementações de colágeno, um grande avanço para a área de saúde. Mais além, veio a hidrólise, que permite uma absorção ainda maior no corpo humano.

Neste artigo abordaremos mais sobre esse processo e mostraremos como o colágeno hidrolisado age em nosso organismo. Aproveite a leitura!

 

O colágeno hidrolisado e sua suplementação

 

O que é a hidrólise de colágeno?

Especificamente falando, a hidrólise é o processo caracterizado pela quebra da molécula de colágeno através da água. Tal processo divide a proteína em tamanhos menores para facilitar a absorção do corpo humano.

As formas iniciais de colágeno em pó eram muito benéficas, assim como é o hidrolisado. Porém, tinham uma absorção mais lenta, o que acabava prejudicando o processo de suplementação. Por esse motivo, o colágeno hidrolisado hoje é altamente recomendado pelos profissionais.

Sobre a suplementação

A suplementação deve sempre ser orientada por um profissional. Normalmente, essa indicação é válida para os indivíduos:

  • acima de 30 anos;
  • com problemas nas articulações;
  • fumantes;
  • com bastante exposição ao sol;
  • que alimentam-se de forma irregular.

A quantidade recomendada é 10g por dia, uma quantia que fornece o que nosso corpo necessita para retardar os efeitos do envelhecimento
Muitos estudos atuais defendem que essa ingestão diária aumenta e melhora a capacidade do fibroblasto, a célula diretamente responsável pela produção de colágeno na pele.

 

Os benefícios do colágeno hidrolisado

Já falamos bastante sobre a ingestão de colágeno hidrolisado no corpo humano, mas quais são os seus benefícios para a saúde? 

Bem, esses benefícios englobam muito mais do que apenas pele, unhas e cabelos. 

Por reduzir a diminuição da proteína no corpo, ele atua diretamente nos tendões, ossos, ligamentos e em todo o sistema articular, sendo muito útil em tratamentos de osteoporose.

Como consequência, acaba influenciando positivamente em outros pontos do organismo, como o controle da pressão arterial, prevenção de úlceras, doenças degenerativas e manutenção da saúde do intestino.

 

Os cuidados para ter um melhor aproveitamento

Aqui mostramos a suplementação de colágeno hidrolisado como um fator positivo na saúde do corpo. Contudo, existem práticas que caminham em um sentido contrário, prejudicando a saúde da pele, dos cabelos, dos órgãos, de forma a inibir os resultados do colágeno hidrolisado e acelerar a perda de colágeno corporal. 

A seguir, mostraremos alguns destes pontos negativos que devem ser evitados para melhorar o seu bem estar.

O sol na pele

A constante exposição ao sol, sem proteção devida, inibe a produção de colágeno pelo fibroblasto, além de aumentar as fibras que já existem. Resumindo, acelera diretamente a redução da produção de colágeno no corpo.

Hábitos prejudiciais

Existem certos hábitos que são prejudiciais à saúde de uma forma geral, e por isso, afetam também os processos corporais de sintetização e suplementação do colágeno.

Fumo e sedentarismo são dois grandes exemplos disso, pois tornam o uso do colágeno obsoleto.

Alimentação saudável

Alimentar-se bem e de forma saudável é imprescindível para uma boa suplementação de colágeno. Tudo depende da alimentação.

Por si só, os alimentos não conseguem prover os 10g diários de colágeno recomendados pelos profissionais, porém, eles são responsáveis por potencializar os resultados oriundos da suplementação.

 

Conclusão

O colágeno hidrolisado é um grande aliado ao seu bem estar, e isso é um fato.

Ele é necessário e extremamente benéfico para todas as pessoas em uma certa etapa da vida. Mas isso não significa que todo o resto não precisa ser feito, como os bons hábitos, alimentação saudável, entre outros.
Se você se preocupa com sua saúde e busca uma vida mais leve e feliz, o colágeno hidrolisado é a melhor escolha para você! Confie em uma empresa que ofereça o melhor que há no mercado, com produtos Clean Label, saudáveis e eficientes, pensados especialmente para você.