Colágeno para Atletas

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Uma dieta consciente tem um papel primordial para que um atleta ou esportista possa atingir seus melhores resultados e manter seu corpo forte para evitar lesões. Os nutrientes que o indivíduo ingere irão proporcionar a força, velocidade e resistência necessária para os treinos e o substrato essencial na recuperação muscular e do organismo como um todo. Portanto a inclusão das proteínas é essencial na alimentação.

Por que não pode faltar colágeno no nosso corpo?

De acordo com o nutricionista esportivo Diogo Círico, em uma entrevista para a revista Encontro BH é narrado que: “O colágeno é uma proteína essencial do corpo humano e principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam do colágeno para firmeza e sustentação. Por isso, nos últimos anos, o uso de suplementos de colágeno é cada vez mais indicado por médicos e nutricionistas”, comenta o especialista.

Ele também afirma que praticantes de esportes e atletas que passaram dos 25 anos de idade devem fazer suplementação de colágeno, já que a produção dessa proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos, além da perda da firmeza da pele.

Segundo a ortopedista Dra. Ana Paula Simões da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: “O colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício, quanto para melhorar sua recuperação. Isso é especialmente importante para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar”.

Como e quanto consumir de colágeno?

Os especialistas explicam que não existe recomendação de consumo na literatura científica, mas o consenso é de que a suplementação de 8 g por dia de colágeno hidrolisado aumenta a concentração de glicina e prolina no plasma, que ajudam a prevenir a osteoporose e osteoartrite.

A suplementação a partir do colágeno, mais o treinamento de resistência mostram aumento a massa muscular e força muscular, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

Uma recomendação dos profissionais é associar o suplemento com uma dieta rica em vitaminas C, E, do complexo B, zinco e ferro, devido à participação destes nutrientes na síntese de colágeno endógeno.

Sendo assim, alimentos e suplementos nutricionais que contêm colágeno são importantes aliados para a manutenção da saúde e do rendimento de quem está sempre buscando uma melhor performance e uma longevidade para o seu corpo, com isso a GelcoPEP é uma solução para encontrar a fonte de proteína natural, que permite o enriquecimento protéico de alimentos e bebidas para complementar sua nutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos