Colágeno na gravidez

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Segundo especialistas, o colágeno hidrolisado pode ser usado na gravidez e na amamentação, desde que a utilização seja feita sob orientação médica. Recomenda-se também que as grávidas e as mulheres que estão amamentando tomem colágeno sem adição de corantes ou adoçantes. Não há evidências de que o uso de colágeno hidrolisado em pó ou em cápsulas, nas doses indicadas, possa interferir na qualidade ou na quantidade do leite materno ou prejudicar a saúde do bebê durante a gestação.

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo, presente nas cartilagens, pele, ligamentos e tendões. Na gravidez, o colágeno hidrolisado ajuda a manter a hidratação e a resistência da pele, auxiliando na prevenção das estrias. No pós-parto, o seu uso é indicado principalmente para combater a flacidez da pele.

Benefícios do colágeno

O colágeno tem inúmeros benefícios, dentre eles: a função de contribuir com a resistência e estrutura para todo o organismo, além de proporcionar elasticidade aos tecidos, dando firmeza para pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões. Em cada parte do corpo, o colágeno irá atuar de uma maneira:

  • Fortalece cabelos e unhas;
  • Combate a flacidez;
  • Regenera os tecidos da pele;
  • Previne o desgaste das articulações e tendões;
  • Ajuda no combate a perda de peso;
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático;
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias;
  • Auxilia no tratamento da osteoporose.

Por tudo isso, o colágeno é visto como um grande aliado da beleza, combatendo, inclusive, o envelhecimento precoce.

O colágeno é importante para manter a saúde da pele durante a gravidez?

Sim. As alterações no corpo durante a gestação afetam diretamente a pele da mulher, que precisa suportar o aumento da barriga e do peso em geral. Para evitar flacidez após o parto e manter a pele sempre hidratada, é muito importante utilizar produtos como creme hidratante e óleos de amêndoas, principalmente na região abdominal, além da ingestão do colágeno hidrolisado, que vai ajudar a suprir a necessidade da proteína no organismo.

A ingestão de colágeno deve ser feita somente durante a gravidez?

Não. Após os 25 anos, o corpo das mulheres passa a reduzir drasticamente a produção do colágeno, que é uma proteína importante para o suporte e o pleno funcionamento de todas as articulações do organismo. Por isso, mesmo antes ou depois de engravidar, a ingestão do colágeno hidrolisado ajuda na saúde e previne o envelhecimento precoce da pele.

Preciso parar de tomar o colágeno durante a amamentação?

Não. Assim como o colágeno não interfere na saúde do bebê durante a gestação, também não há casos de prejuízo ao leite da nova mamãe. Manter a administração do colágeno enquanto estiver amamentando vai ajudar a prevenir a flacidez pós parto e contribuir para a recuperação do corpo, sempre sob orientação médica.

O colágeno ajuda a evitar as estrias e a reduzir as celulites causadas pela gravidez?

Sim. Um dos principais benefícios do colágeno hidrolisado para quem está grávida ou teve filhos recentemente é ajudar a manter a resistência da pele, evitando o surgimento de estrias e de celulites nas regiões mais impactadas pela gestação.

Quando devo usar Colágeno.

Os suplementos de colágeno devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo, causando sintomas como:

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Aparecimento de estrias;
  • Pele fina e desidratada;
  • Diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose por exemplo;
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Além disso, uma vez que o colágeno dá firmeza à pele, além de prevenir o aparecimento da celulite, também atua no seu tratamento, pois com a pele mais firme os nódulos da celulite tendem a não aparecem tanto.

Desta maneira, o colágeno pode ser um grande aliado para as mulheres que estão no pré, durante ou pós parto, auxiliando tanto na saúde quanto na estética. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos