Conheça todos os benefícios do colágeno

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, responsável principalmente por auxiliar na saúde da pele, e na sua firmeza e elasticidade. É o principal componente dos tecidos conjuntivos que compõem várias partes do corpo como tendões, ligamentos e músculos. Além dos benefícios para a derme, a substância traz inúmeras vantagens para o organismo. Nesse artigo separamos alguns benefícios gerais da ingestão diária do colágeno hidrolisado.

Melhora da saúde da pele

Tal proteína tem como função principal fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele. Porém a produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, com isso é necessário ingerir alimentos e suplementos que contenham a substância, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e evitar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e o aspecto ressecado.

Alivia dores nas articulações

O colágeno também é um grande aliado da cartilagem, tecido gelatinoso que protege as articulações. Com a idade avançada, a produção da substância diminui no corpo, aumentando as chances de doenças degenerativas, como a osteoartrite. O colágeno age aliviando as dores e reduzindo os sintomas das doenças nas juntas, proporcionando também mais qualidade de vida.

Impede a perda óssea

Os ossos são compostos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, confere estrutura e força. Sem ele, os ossos ficam fracos e com maior risco de fraturas, além de sujeitos a doenças como a osteoporose, condição em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

Age na massa muscular

Algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura. É comprovado que a substância é benéfica para aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, condição natural e progressiva de perda de massa muscular, associada ao envelhecimento. Além de ser útil após os treinos, o colágeno promove a estimulação da creatina.

Promove a saúde do coração

Pesquisadores constataram que a ingestão de suplementos à base de colágeno pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração. Além disso, os especialistas concluíram que a baixa ingestão de colágeno está relacionada aos vasos sanguíneos frágeis, o que deixa o corpo exposto a diversas enfermidades.

Acelera o metabolismo

O colágeno também atua na recuperação muscular após atividade física e no aumento da massa magra, o que consequentemente acelera o metabolismo. Por ter digestão lenta, a proteína promove saciedade, adiando a fome.

A substância auxilia na reconstrução dos músculos, na manutenção e no aumento da massa magra. Quando utilizada em conjunto com atividade física regular, é capaz de reduzir o tempo de recuperação muscular entre os exercícios.

Alguns dos outros benefícios estéticos do colágeno para o organismo são:

● Previne o aparecimento de celulite;

● Fortalece as unhas;

● Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;

● Diminui o surgimento de estrias;

● Aumenta a elasticidade da pele;

● Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Desta forma a melhor maneira de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares contendo colágeno hidrolisado, como por exemplo, as cápsulas, pó ou comprimidos para ajudar a repor os níveis dessa proteína no organismo. 

Porém, é recomendado que o consumo diário do colágeno hidrolisado seja combinado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos

Colágeno para articulações

Colágeno para articulações

O colágeno é uma proteína de origem animal presente no corpo humano responsável por manter a integridade das articulações e o fortalecimento dos ossos e tecidos.