Conheça todos os benefícios do colágeno

Conheça todos os benefícios do colágeno

Melhoria da saúde da pele

Tal proteína tem como função principal fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele.

Porém, a produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, com isso é necessário ingerir alimentos e suplementos que contenham a substância, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e evitar o aparecimento de rugas, linhas de expressão e o aspecto ressecado.

 

Alivia dores nas articulações

O colágeno também é um grande aliado da cartilagem, tecido gelatinoso que protege as articulações.

Com a idade avançada, a produção da substância diminui no corpo, aumentando as chances de doenças degenerativas, como a osteoartrite.

O colágeno age aliviando as dores e reduzindo os sintomas das doenças nas juntas, proporcionando também mais qualidade de vida.

 

Impede a perda óssea

Os ossos são compostos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, confere estrutura e força.

Sem ele, os ossos ficam fracos e com maior risco de fraturas, além de sujeitos a doenças como a osteoporose, condição em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

 

Age na massa muscular

Algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura.

É comprovado que a substância é benéfica para aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, condição natural e progressiva de perda de massa muscular, associada ao envelhecimento.

Além de ser útil após os treinos, o colágeno promove a estimulação da creatina.

 

Promove a saúde do coração

Pesquisadores constataram que a ingestão de suplementos à base de colágeno pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração.

Além disso, os especialistas concluíram que a baixa ingestão de colágeno está relacionada aos vasos sanguíneos frágeis, o que deixa o corpo exposto a diversas enfermidades.

 

Acelera o metabolismo

O colágeno também atua na recuperação muscular após atividade física e no aumento da massa magra, o que consequentemente acelera o metabolismo. Por ter digestão lenta, a proteína promove saciedade, adiando a fome.

A substância auxilia na reconstrução dos músculos, na manutenção e no aumento da massa magra. Quando utilizada em conjunto com atividade física regular, é capaz de reduzir o tempo de recuperação muscular entre os exercícios.

Alguns dos outros benefícios estéticos do colágeno para o organismo são:

- Previne o aparecimento de celulite;

- Fortalece as unhas;

- Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;

- Diminui o surgimento de estrias;

- Aumenta a elasticidade da pele;

- Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Desta forma a melhor maneira de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares contendo colágeno hidrolisado, como por exemplo, as cápsulas, pó ou comprimidos para ajudar a repor os níveis dessa proteína no organismo. 

Porém, é recomendado que o consumo diário do colágeno hidrolisado seja combinado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo.