A importância da nutrição na atividade física

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
a-importancia-da-nutricao-na-atividade-fisica

A nutrição se faz essencial na manutenção da saúde do organismo, pois é a responsável por adquirir toda a energia, vitaminas e minerais que nosso corpo necessita, todos os dias.

O estudo da educação alimentar surgiu a um certo tempo atrás, à medida que foram percebendo o impacto que a alimentação traz para literalmente qualquer atividade que precisamos realizar no dia a dia.

Com o fator “qualidade de vida” estando em alta como nunca antes, passamos a começar a perceber certas práticas que são ineficazes ou até mesmo maléficas a nossa saúde e bem estar.

Com a atividade física, isso não é diferente. Seja para garantir melhores desempenhos ou para priorizar o bem estar e a qualidade de vida, já não é segredo para ninguém que as duas práticas devem andar lado a lado.

Ao combinar os dois mundos e usá-los de forma adequada, enormes benefícios surgem. E é exatamente sobre isso que viemos falar aqui, para mostrar a você a importância real da nutrição aliada à atividade física.

Boa leitura!

Os benefícios da nutrição na atividade física

Visto que os exercícios físicos baseiam-se em uma atividade intensa, com impactos, fadigas e até mesmo dores, a nutrição possui um papel fundamental para auxiliar e potencializar todos os resultados obtidos com isso.

A seguir, mostraremos alguns benefícios que os hábitos alimentares corretos trazem para a atividade física:

Melhora de performance física

Os alimentos, quando ingeridos pelo nosso organismo, nos geram energia através de nutrientes. Tais nutrientes funcionam como uma espécie de combustível para nossos tecidos e músculos, e sem eles, a dificuldade para qualquer prática é enorme.

Consequentemente, com a alimentação certa, dentro do objetivo certo, o impacto positivo para a realização de alguma atividade física também é enorme, pois gera a energia necessária que o corpo precisa consumir para manter a função em alto nível.

Por esse motivo, atletas de alto nível sempre permanecem em constante análise e aprimoramento na questão alimentar, a fim de garantir que o organismo deles esteja com as melhores condições possíveis.

Previne o desgaste das cartilagens e ossos

Somos seres vivos que sentem o impacto do tempo, e, por isso, o desgaste de certos tecidos do nosso corpo, como cartilagens e ossos, é entendido como algo totalmente natural.

Um grande exemplo disso é a produção de colágeno (proteína responsável pelos ossos, pele, cabelos e unhas) de nosso corpo, que começa a diminuir com o passar do tempo.

Tendo isso em mente, estudos foram realizados para combater esta ausência, e atualmente, acompanhamentos nutricionais sempre recomendam a utilização da suplementação de colágeno através de produtos especializados e comprovados. 

Este é um excelente exemplo de como a nutrição atua não só na manutenção da saúde, mas para as atividades físicas também, pois o desgaste natural dos ossos dificulta cada vez mais as práticas, trazendo desconforto, dores e outros malefícios.

Combate a obesidade

Assim como o desgaste dos ossos prejudica a realização de atividades físicas, o aumento de gordura corporal também caminha na mesma direção.

Atividades que seriam consideradas simples passam a se tornar difíceis, e o corpo passa a se esforçar muito mais, tornando o exercício um verdadeiro desafio.

Essa também é a grande luta da nutrição. Prevenir a obesidade significa prevenir futuras doenças que podem trazer dificuldades em vários aspectos da vida da pessoa.

Mas ainda assim, é uma luta totalmente possível de se vencer. Com o acompanhamento nutricional em conjunto com a atividade física é que isso pode se tornar realidade.

Auxílio na recuperação muscular

Após a realização de atividades físicas, vem o cansaço. A alimentação adequada serve para fornecer os nutrientes necessários para garantir uma recuperação saudável para as fibras dos músculos fadigados.

Isso ocorre porque, durante o treino, nosso corpo utiliza os nutrientes disponíveis como um gatilho, que potencializa o desempenho dos tecidos e músculos. Obviamente, se o corpo utiliza os nutrientes, isso significa que a quantidade diminui consideravelmente. Por isso que a reposição é necessária, e essa reposição se dá através da alimentação, apenas.

Como adquirir boas práticas nutricionais?

Primeiramente, é totalmente obrigatório que você procure por acompanhamento profissional para tal. Não agir baseado em suposições, mas sim em certezas, em comprovações científicas.

E isso é extremamente importante, pois cada indivíduo é único, com suas próprias diferenças, seus próprios hábitos e seus próprios objetivos. O que funciona perfeitamente para sua amiga pode ser que não funcione para você, e isso é totalmente normal.

Por esse motivo que o acompanhamento nutricional é tão importante, pois não apenas mostra o que deve ser feito, como também o motivo por trás disso, ajudando na reeducação alimentar e tornando tudo mais fácil.

Não se trata de se forçar a comer aquilo que você não gosta, ou passar fome. Mas sim, encontrar formas de se satisfazer plenamente, porém, de uma maneira saudável.

A nutrição é importante apenas para atividades físicas?

Como dissemos no início deste artigo, a nutrição é essencial para toda a nossa vida, no que diz respeito a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Sabemos como nossa saúde é importante, e a educação alimentar serve para prevenir problemas que poderiam surgir, se os hábitos ruins continuassem. 

Além disso, em casos de certas doenças, a mudança de hábitos alimentares se faz obrigatória, como por exemplo: diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros.

Então não, profissionais da nutrição não existem apenas para atletas, mas sim para todos que desejam aprender bons hábitos para viver uma vida mais saudável e leve.

Porém, a prática de exercícios físicos também é uma poderosa aliada à manutenção da saúde, e por isso, se você realmente deseja essa vida saudável, as atividades físicas precisam fazer parte da sua rotina.

Conclusão

Como resumo do que abordamos neste artigo, pudemos observar a real importância da nutrição, e como ela impacta em diferentes áreas da vida de todas as pessoas.

Com a nutrição como aliada à atividade física, entendemos que ambas são cruciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida por si só, e ao serem realizadas em conjunto, tais resultados se potencializam ainda mais.

Mas para tal, é necessário entender que se trata de duas áreas diferentes, com conhecimentos, práticas e teorias diferentes. Ou seja, se o acompanhamento de um nutricionista é importante, o mesmo acontece com um profissional de educação física.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que, de alguma forma, ele tenha sido útil para a conscientização de um assunto tão importante que é a nossa saúde.

A sua saúde vale todo o esforço, e esse esforço é recompensador. 

Se você deseja ver mais conteúdos como esse, clique aqui e confira nossos outros artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas redes sociais

Mais lidos